FERROVIA DOMINA A PAUTA EM ENCONTRO DOS PREFEITOS DA AMZOP

ENCONTRO FOI REALIZADO NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO EM SEBERI

Na manhã de quinta-feira 11 de agosto, os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), estiveram reunidos na sede da Associação em Seberi, sob a coordenação do presidente e prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso.

Na pauta do encontro estiveram temas relacionados a preocupação dos prefeitos quanto aos critérios de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), no qual alguns municípios da AMZOP podem ser enquadrados em posições inferiores, portanto recebendo menos repasses devido a redução populacional a ser confirmada inclusive pelo Censo 2022.

Também foi abordado no encontro a preocupação com o momento de indefinição sobre o piso da enfermagem, cuja lei foi sancionada pelo presidente da república, porém o mesmo vetou a chamada indexação. Ao vetar a correção anual pelo INPC, o governo federal alegou que a indexação é inconstitucional, pois seria "vedado vincular qualquer espécie remuneratória de pessoal do serviço público".

Quanto a este assunto o momento é de indefinição, destacou o secretário executivo da Associação, ex-prefeito de Seberi, Luiz Queiróz. Já o presidente Panosso salientou a importância da união da região em defesa do traçado da Ferrovia Norte Sul, posição que foi reforçada pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing e pelo prefeito de Iraí, Antônio Vilson Bernardi.

Desde 2012 que a AMZOP defende este trajeto da ferrovia, porém neste momento surgiram rumores de que este traçado definido inclusive em audiência pública, sofreria alteração ingressando no Rio Grande do Sul pelo município de Nonoai ligando Erechim, enquanto que a defesa da Associação é que a ferrovia ingresse por Vicente Dutra, passando por Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Palmeira das Missões e indo em direção a Panambi.

Desta forma os prefeitos decidiram no encontro em promover uma espécie de assembleia regional, com data a ser definida, provavelmente na URI em Frederico Westphalen, reunindo representantes das mais diferentes atividades econômicas e forças políticas, para reforçar a defesa do traçado original da ferrovia.

Também ficou decido no encontro desta quinta 11, que a Amzop promoverá um painel com os candidatos ao Governo do Estado, onde os postulantes ao cargo terão a oportunidade de explanar sobre o seu plano de governo, principalmente no que tange as demandas municipalistas e da região.

O presidente da maior associação do Estado do Rio Grande do Sul em número de municípios, José Alberto Panosso, destacou que o encontro foi muito produtivo e que a AMZOP segue atenta e na defesa dos pleitos da nossa região, visando sempre o seu crescimento e desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprensa AMZOP


 

 

Comentários