COPERTURIS: A COOPERATIVA QUE VAI IMPULSIONAR O TURISMO REGIONAL

Na última quinta-feira, 22 de maio, o Centro Cultural de Tenente Portela foi palco de um marco histórico para o turismo regional: o lançamento oficial da Coperturis — Cooperativa de Fomento ao Turismo do Noroeste Gaúcho. A iniciativa, que reúne empreendedores, investidores, autoridades e entusiastas do setor, visa transformar o potencial turístico da região em desenvolvimento sustentável, geração de renda e valorização cultural.
Mais de 15 municípios estiveram representados por lideranças locais, empresários e profissionais do turismo que lotaram o espaço para participar da assembleia de fundação e votação da cooperativa. Durante o evento, o presidente da Rota do Yucumã, Arlei Tomazzoni, destacou a importância da união regional para alavancar o turismo como atividade econômica estratégica, conectando atrativos naturais, culturais e experiências locais únicas.
Idealizador da Coperturis, empresário e visionário Laercio Rasch, apresentou os pilares que sustentam a proposta: cooperação, profissionalização e inovação. Ele reforçou que a cooperativa nasce com o objetivo de unir forças, impulsionar projetos e representar os interesses do setor turístico do Noroeste gaúcho.
O prefeito em exercício, Claudenir Scherer destacou a relevância da Coperturis como um instrumento essencial para o fortalecimento econômico e social do território. A turismóloga Camila Venzo explicou como investir em turismo é investir no pertencimento, na economia e no futuro de uma região. Já o empreendedor Vando Hartmann, apresentou as potencialidades da região e os avanços do empreendimento Costana Frontier Resort, exemplo de case turístico na região.
Após as falas das autoridades, o advogado Jerônimo Thorstenberg Santos realizou a apresentação do estatuto oficial da Coperturis, explicando todos os artigos e detalhes jurídicos da nova cooperativa, reforçando sua transparência e estrutura legal.
Com a finalização da assembleia de fundação e a votação da primeira diretoria, os participantes aproveitaram um coquetel de networking para fortalecer parcerias e construir pontes entre os municípios. A comissão organizadora celebrou o sucesso do evento afirmando que a fundação da Coperturis é um divisor de águas: “Damos hoje um grande passo rumo a um futuro promissor para o turismo regional. Agora, somos muitos com um só propósito: fazer o Noroeste acontecer".