INSPEÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO APARENTES NAS REDES DE ÁGUA EVITAM DESPERDÍCIO E DESABASTECIMENTOS

Desde o início deste ano, a Corsan já inspecionou 46 quilômetros de redes de água em Santa Rosa, Giruá e Três Passos, para localizar vazamentos não aparentes e evitar desperdício e desabastecimentos. Essas vistorias terão investimento total de R$100 mil até o final de 2025.
Elas fazem parte do Plano de Prevenção de Perdas de Água desenvolvido pela Corsan para ampliar a eficiência do saneamento básico e evitar prejuízos ambientais. A iniciativa está alinhada também à meta do Marco Legal do Saneamento de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento do país para, no máximo, 25% até 2033.
Quando o Grupo Aegea assumiu o controle da Corsan – em julho de 2023 -, o índice perdido de água tratada no Rio Grande do Sul chegava a 43%, devido a problemas de infraestrutura, vazamentos e ligações irregulares. Com o uso de tecnologias, já foram identificados e eliminados 23 mil escoamentos, em mais de 25 mil quilômetros de extensão de redes em todo o Estado.
Entre as tecnologias utilizadas, está o geofone, que funciona como um estetoscópio da tubulação, permitindo que os técnicos ouçam a rede de água enterrada para detectar ruídos que indicam os vazamentos.
Além das inspeções realizadas nos municípios, a Corsan monitora as redes à distância 24 horas por dia, no Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre. Isso garante agilidade e precisão na resolução de vazamentos e situações emergenciais.
Imprensa – Corsan