ABERTURA NACIONAL DA COLHEITA DO TRIGO SERÁ LANÇADA DURANTE A EXPOINTER 2025

O Canal Rural e a Cotricampo aproveitarão o palco da Expointer para apresentar o projeto da Abertura Nacional da Colheita do Trigo 2025. A iniciativa será detalhada em uma agenda na Casa Canal Rural no Parque Assis Brasil, em Esteio, com a presença de autoridades, lideranças do segmento, empresas e representantes dos diversos elos da cadeia produtiva do agronegócio. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, a partir das 18h30min.

Em parceria inédita, Canal Rural e Cotricampo celebram uma aliança estratégica na promoção de uma agenda positiva, capaz de mobilizar e pautar políticas públicas que estimulem o setor da triticultura. Gelson Bridi, presidente da cooperativa, fala da importância de se estabelecer palcos permanentes para discussão da cultura “que possam levar o país à autossuficiência ou reduzir a dependência do trigo importado”. De acordo com o dirigente, um assunto de interesse de produtor, da indústria e do consumidor.

O trigo é uma das poucas, ou talvez a única cadeia produtiva, dieta básica da população mundial, na qual o Brasil não é autossuficiente. A iniciativa é uma forma de jogar luz sobre esse tema, tão sensível ao agronegócio brasileiro, lembra Giovani Ferreira, do Canal Rural. Ele destaca que esse é um tema que já demorou para ser enfrentado. “Estamos falando de segurança e abastecimento alimentar, de um país que se apresenta como o celeiro do mundo, mas ainda importa quase a metade do trigo que consome”.

A produção estimada para o cereal no ciclo atual é de 7,8 milhões de toneladas. O recorde foi de 10,5 milhões de toneladas na temporada 2021/22, conforme dados da Companha Nacional de Abastecimento (Conab). O Rio Grande do Sul concentra quase metade da produção. Juntos, os três estados do Sul (RS, SC e PR) respondem por 85% da produção nacional. O consumo anual no país gira entre 12 e 13 milhões de toneladas.

Na área de atuação da Cotricampo, que abrange 21 municípios, diferentemente de outras regiões do Estado, a estimativa é de estabilidade no quantitativo de área plantada com trigo, o que deverá garantir uma boa safra aos produtores e à indústria de moagem que a cooperativa mantém, onde são fabricadas as farinhas Cotricampo.

O evento inédito, de abertura nacional da colheita de trigo acontecerá no dia 9 de outubro, no campo experimental da Cotricampo, em Campo Novo, às margens da ERS-518, mesma data em que estará acontecendo mais uma edição do Dia de Campo Trigo, coordenado pelo Departamento Técnico da cooperativa.

 

Fonte: Ana Paula Rodrigues (Canal Rural) e Vinicius Araujo (Comunicação Cotricampo)
Crédito Foto: Canal Rural (Divulgação)

Comentários