PROTAGONISMO FEMININO: COOPER A1 FORMA MAIS DE 79 MULHERES NO PROGRAMA MULHERES COOPERATIVISTAS

Na última sexta-feira, 22, a Cooper A1 viveu uma noite de emoção e orgulho. Famílias, amigos e lideranças cooperativistas se reuniram para celebrar a formatura de duas novas turmas do programa Mulheres Cooperativistas, realizado em parceria com o Sescoop/SC. O evento aconteceu no Clube Ipanema, em Mondaí, Santa Catarina.
Os cursos, destinados a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras, foram além de capacitações: tornaram-se espaços de aprendizado, convivência e transformação. Durante meses, as participantes mergulharam em temas ligados ao cooperativismo, liderança e desenvolvimento pessoal, preparando-se para atuar de forma ainda mais participativa no quadro social da cooperativa, assim como em suas propriedades rurais e locais de trabalho.
As duas turmas totalizaram 79 formandas dos municípios de SC: Belmonte, Caibi, Descanso, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palmitos, Riqueza, Santa Helena, São João do Oeste, Tunápolis; e RS: Erval Seco, Rodeio Bonito e Vista Gaúcha.
O presidente da Cooper A1 esteve presente na formatura e destacou a importância da iniciativa e o papel essencial da mulher no cooperativismo. “É motivo de orgulho ver tantas mulheres assumindo seu papel com conhecimento, confiança e comprometimento”. Segundo ele, a Cooper A1 só se fortalece e se perpetua com a participação ativa das mulheres, que trazem sensibilidade, dedicação e visão de futuro para a cooperativa e para toda a comunidade.
Além da entrega de certificados e homenagens, o evento contou com a palestra “Florescendo juntos: relacionamentos fortes, mentes resilientes e gestão emocional”, ministrada por Juliana Ristoff, diretora do Instituto Eneagrama, maior escola de gestão emocional da América Latina.
Protagonismo feminino: 480 mulheres formadas na Cooper A1
O programa “Mulheres Cooperativistas”, iniciativa do Sescoop/SC, tem como objetivo capacitar e empoderar mulheres, promovendo liderança, autonomia e participação ativa nas cooperativas e na sociedade. A formação abrange temas como educação cooperativista, desenvolvimento interpessoal, protagonismo feminino, liderança, empreendedorismo, finanças pessoais e bem-estar, fortalecendo habilidades pessoais e profissionais.
Na Cooper A1, o programa é desenvolvido desde 2014. Ao longo desses 11 anos, já foram 12 turmas, envolvendo cerca de 480 mulheres. Além do aprendizado, a ação cria uma rede de apoio entre as participantes, estimulando troca de experiências e fortalecimento de laços. A capacitação é realizada por meio de palestras, reflexões, dinâmicas e atividades práticas, e é oferecida em parceria com cooperativas catarinenses. Ao final, a formatura celebra o desenvolvimento e reconhecimento das mulheres, simbolizando a importância do protagonismo feminino no cooperativismo.
Setor de Comunicação e Marketing Cooper A1