OBRA PRA TODO LADO: TENENTE PORTELA INVESTIRÁ R$ 13 MILHÕES EM RECAPEAMENTO E ASFALTO NOVO

O Governo Municipal lançou no sábado (30), durante a “Live Show” que celebrou os 70 anos de Tenente Portela, o programa “Obra Pra Todo Lado”. São dois eixos que nortearão as ações até o final de 2026: modernização e construção de prédios e espaços públicos (01) e qualificação da infraestrutura viária urbana e rural (02).
EIXO 01: além da conclusão das obras em andamento, serão lançados novos projetos. Entre eles a construção das primeiras 20 moradias do Programa Habitacional Novos Horizontes e a estruturação inicial do Parque Municipal de Eventos. O local é a área da Fase pertencente ao Governo do Estado, que depois de 30 anos de tratativas, finalmente foi autorizada a transferência para o Município.
EIXO 02: estão previstos investimentos que superam os R$ 13 milhões. No interior, além da manutenção permanente de estradas, a meta é levar o calçamento para sedes das seguintes localidades: Gamelinhas, Alto Alegre, São Sebastião e Daltro Filho. Na cidade, o foco é o recapeamento asfáltico de quatro quilômetros na região central e o asfaltamento de outros seis quilômetros.
RECURSOS: para as novas obras de pavimentação, a estimativa é que 50% do valor venha do Governo do Estado, através de projetos devidamente cadastrados no Pavimenta RS, e do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares. O restante são recursos próprios. Para as obras de recapeamento, as despesas serão custeadas 100% pelo Município.
ASFALTO: a prioridade é o acesso aos prédios escolares, iniciativa denominada de “Caminho da Escola”. Nesta etapa estão planejadas as pavimentações das ruas Coroados (acesso a Escola Giz de Cera do Bairro Isabel); Guarita (Escola Tenente Portela do Bairro São Francisco); Francisco Manuel de Lima (Escola Descobrindo O Saber do Bairro Bela Vista); Álvaro Chaves (Escola Arcelino Soares Bueno do Bairro Operário); Walter Edmundo Fries (Escola Sepé Tiaraju); Xavante (Escola Pequeno Aprendiz) e Potiguara (Apae). Também estão previstos o asfaltamento de trechos das ruas Paraná, Goiás, Pindorama, Antonio Dalcin, Celso Antoniollo, Luis Pelegrine, Uberaba, Perimetral, Calapalos e Tibúrcio Fortes.
RECAPEAMENTO: o Centro da cidade será recuperado em três etapas. A primeira compreende as avenidas Santa Rosa (a partir da rótula da Corsan) e Luiz Carlos Prestes. A recuperação começará nos próximos dias, tão logo concluída a obra dos canteiros centrais. Nesta fase também serão incluídos trechos das ruas Tapuias (até o Hospital Santo Antônio), Pindorama e Tamoio. A segunda etapa contemplará as avenidas Charruas e Redenção (da Praça do Índio, passando pela Praça Tenente Paiva até a Praça do Imigrante). O começo dos trabalhos dependerá da conclusão dos canteiros centrais deste trecho. A terceira é a avenida Santa Rosa (da Corsan até o trevo). Esta última etapa ocorrerá após a obra de remodelação de todos os canteiros desta via.
ASCOM TENENTE PORTELA