EDUCAÇÃO INDÍGENA FAZ HISTÓRIA EM EVENTO NACIONAL
CURSINHO AUGUSTO OPÉ DA SILVA É DESTAQUE NO AULÃO NACIONAL DOS CURSINHOS POPULARES COM PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA
O Cursinho Pré-Vestibular Indígena Augusto Opé da Silva, da Terra Indígena Guarita (RS), foi destaque no Aulão Nacional dos Cursinhos Populares, realizado em São Bernardo do Campo (SP), no último sábado (18). A atividade contou com a participação da supervisora Sara Kaingang e do estudante Panderiu Kaingang, que representaram a iniciativa.
O evento reuniu cursinhos populares de várias regiões do país e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltaram a importância das políticas públicas voltadas ao acesso ao ensino superior.
O cursinho indígena é o primeiro e único do Brasil contemplado pelo edital CPOP/MEC, resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto de Mulheres Indígenas Sãpe, na Terra Indígena Guarita.
Além do protagonismo da juventude indígena, a iniciativa conta com o apoio de instituições parceiras, entre elas: Ministério da Educação, Instituto Sãpe, Prefeitura Municipal de Tenente Portela, Observatório de Direitos Humanos da UFSM, COOPER-FAMILIAR e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A diretora do cursinho, Ligea Sales Campos, destacou que a iniciativa possui uma matriz curricular diferenciada:
“Nosso curso tem conteúdos específicos que preparam os alunos para o vestibular indígena, respeitando nossa cultura e valorizando o conhecimento tradicional em diálogo com o saber científico.”
Já o cacique da Terra Indígena Guarita, Valdones Joaquim, ressaltou a dimensão política da conquista:
“O curso fortalece a juventude indígena no caminho para a universidade e reafirma que a educação indígena é um direito, uma forma de resistência e de futuro. Seguimos em busca de políticas públicas que favoreçam nosso povo.”
Fotos: Divulgação
Terra Indígena do Guarita