PROGRAMA OPERAÇÃO TERRA FORTE TEM CONTINUIDADE COM ENTREGA DE MAIS 53 VEÍCULOS

A Operação Terra Forte segue avançando no Rio Grande do Sul como uma das principais políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, com investimentos que impactam diretamente a Assistência Técnica e a Extensão Rural e Social (Aters). Em continuidade às ações do programa, foram entregues mais 53 veículos, nesta terça-feira (02/02), no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, que qualificarão o atendimento nos municípios, garantindo melhores condições de trabalho às equipes de extensionistas da Instituição e maior presença técnica junto aos produtores rurais.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou que os veículos entregues representam muito mais do que equipamentos, simbolizando maior presença da Aters junto às famílias agricultoras. "Os veículos são um gesto concreto de presença. São a forma de estarmos ainda mais próximos da vida dos agricultores, dentro das propriedades", enfatizou.

Luciano também destacou que o Programa Terra Forte é uma "virada de chave" na construção de uma agricultura mais resiliente. "O Terra Forte nasceu da necessidade de entender o que estava acontecendo no campo, especialmente após eventos extremos. A resposta está no manejo do solo, na conservação da água, na construção de fertilidade, na vida biológica e na organização das propriedades", explicou.

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, ressaltou o papel estratégico da Emater/RS-Ascar. "Se nós temos hoje a melhor e maior agricultura familiar do país é porque em algum momento o técnico da Emater colocou a mão na porteira da propriedade, discutiu agregação de valor para o produto rural e trabalhou num processo de evolução ao longo das décadas". Para ele, "o Terra Forte vem para se consolidar como um daqueles programas que vai entrar no rol das memórias desses guardiões de políticas públicas que são os extensionistas rurais".

Aos encerrar os pronunciamentos, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, destacou a importância da articulação entre gestores públicos e do papel da Emater/RS-Ascar na execução das políticas públicas voltadas à agricultura familiar. "Sem os prefeitos, sem os conselhos de desenvolvimento, sem os secretários e sem os vereadores, nós não conseguimos executar política pública", afirmou.

Para o secretário, a Emater/RS-Ascar é o braço técnico do Estado para fazer com que essas políticas cheguem a quem precisa. "Para o pequeno produtor, as políticas públicas precisam existir, porque quem faz a roda girar nos municípios e no Estado é a agricultura familiar".

 

 

Foto: Fhabiana Credideu

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

Jornalista Taline Schneider

 

 

Comentários