AGROINDÚSTRIAS DE TRÊS PASSOS ACELERAM A PRODUÇÃO PARA LEVAR A FORÇA DO INTERIOR À EXPOINTER 2026
Contagem regressiva para a maior feira agropecuária da América Latina movimenta as agroindústrias familiares do município, que se preparam para apresentar sabores, qualidade e trabalho do campo trespassense em Esteio
A contagem regressiva para a Expointer 2026, que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, já mudou a rotina das agroindústrias de Três Passos. Nos últimos dias, a produção ganhou ritmo acelerado, com trabalho intenso, planejamento e dedicação para garantir estoques reforçados e levar ao público uma amostra daquilo que o interior do município produz com tanto orgulho.
Neste ano, três empreendimentos trespassenses estarão representando o município no Pavilhão da Agricultura Familiar: Embutidos Niederle, Apiário e Meliponário Dapper e Laticínio Schu. Por trás dos produtos que chegarão às prateleiras da feira, existe uma verdadeira força-tarefa envolvendo famílias, colaboradores e produtores que trabalham para transformar matéria-prima do campo em alimentos que conquistam consumidores de diferentes regiões.
No Laticínio Schu, o movimento é intenso. A expectativa é levar aproximadamente 600 quilos de queijos, contemplando quatro variedades de produtos. Segundo Claudemir Schu, a preparação para a Expointer representa mais trabalho, mas também uma grande oportunidade de ampliar as vendas e apresentar a produção da agroindústria a novos consumidores.
“É mais trabalho, mas com certeza também mais vendas”, destaca Claudemir, demonstrando a expectativa positiva para mais uma participação na feira.
Na Embutidos Niederle, o aroma da defumação e o trabalho de cura tomam conta da agroindústria. A preparação envolve diferentes tipos de produtos coloniais, que representam uma das tradições mais fortes da agricultura familiar
A produção inicial chega a cerca de 630 quilos de produtos (salame colonial , italiano, torresmo e copa) mas o estoque poderá aumentar conforme a demanda de vendas durante a feira. A expectativa é ainda maior considerando a capacidade produtiva da agroindústria, que estima trabalhar com aproximadamente 800 quilos de salame colonial e 400 quilos de salame italiano ao longo do período. Para Tarciso Niederle, cada participação na Expointer representa uma oportunidade de mostrar que o sabor e a qualidade produzidos no interior têm espaço garantido entre os grandes destaques da feira.
A diversidade também estará presente no estande com o Apiário e Meliponário Dapper, que chega à Expointer com uma produção especial e, neste ano, com um motivo a mais para celebrar: o reconhecimento conquistado pela qualidade de seus produtos.
Na edição anterior da Expointer, o empreendimento trespassense conquistou o segundo lugar na classificação do melhor mel do Estado, um reconhecimento que colocou ainda mais em evidência a qualidade da produção local.
Para esta edição, o Dapper prepara aproximadamente 600 quilos de mel, 400 unidades de própolis, 18 quilos de mel de Jataí, 150 unidades de atrativos para abelhas sem ferrão e 50 caixas de Jataí.
A produção envolve tanto a apicultura quanto a meliponicultura, mostrando a diversidade e o potencial dessa atividade para a agricultura familiar.
Segundo Claudir Dapper, a produção está em ritmo acelerado e a expectativa para a Expointer é das melhores. Depois de conquistar o segundo lugar entre os melhores méis do Rio Grande do Sul, o produtor chega à edição deste ano com a experiência do reconhecimento e a confiança de quem sabe a qualidade do que produz.
Se no ano passado o Dapper voltou para Três Passos com o segundo melhor mel do Estado, neste ano a missão é ainda maior: levar novamente a qualidade do interior trespassense à Expointer e buscar o lugar mais alto do pódio.
A participação das três agroindústrias representa muito mais do que a presença de Três Passos em uma das maiores vitrines do agronegócio brasileiro. Ela demonstra a capacidade das famílias do interior de produzir, empreender, agregar valor à matéria-prima e transformar o trabalho do campo em oportunidades de renda e desenvolvimento.
Fotos: Divulgação
ASCOM PREFEITURA DE TRÊS PASSOS










