CLIMA NAS MISSÕES

REGIÃO DAS MISSÕES TEM MAIS 4 ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

Outras 4 Estações Meteorológicas foram instaladas pela UFFS – Campus Cerro Largo nas cidades de São Paulo das Missões, Santo Ângelo, Giruá e São Luiz Gonzaga. A partir de agora, esses municípios terão informações da temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação, vento e sensação térmica.

Elas se somam a outras 5 estações que foram instaladas no início de 2020 nas seguintes cidades: Cerro Largo (Centro), Guarani das Missões, Caibaté, Porto Xavier e Roque Gonzales. Com isso, são 9 estações instaladas na região das Missões cuja ação faz parte de projeto de pesquisa coordenado pelo professor da UFFS – Campus Cerro Largo Anderson Spohr Nedel.

 

Relembrando o projeto

Intitulado “Conforto térmico humano na região das missões do Rio Grande do Sul e a relação com doenças respiratórias”, o projeto de Pesquisa (PES 2019-0543) tem o objetivo de avaliar a influência do conforto térmico humano (ou desconforto) e a relação com problemas respiratórios em crianças e idosos, considerando cenários climáticos atuais e projeções futuras.

O projeto vai relacionar dados disponibilizados por estas estações instaladas na região com o banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde Brasileiro. “Futuramente, pode-se, por exemplo, buscar desenvolver um ‘sistema de alerta´ antecipando assim, períodos favoráveis ao surgimento de complicações respiratórias e o consequente aumento das internações hospitalares”, afirma Anderson. As estações estão instaladas em pontos principais englobando os setores Norte, Sul, Leste e Oeste da região das Missões e em cidades onde há hospitais, para realizar o levantamento das informações.

 

Onde acessar os dados

Os dados das 9 estações podem ser acessados por toda a comunidade no site: www.wunderground.com. Os links de todas as estações estão disponíveis no final desta matéria.

Elas são atualizadas a cada instante e a população pode acompanhar, em tempo real, as condições do Tempo em sua cidade, bem como observar, por meio de gráficos a situação comportamento das condições atmosféricas dos dias, semanas e meses anteriores.

Semanalmente, a UFFS faz um Boletim do Tempo com os dados das estações de forma resumida, informando as temperaturas máximas e mínimas, além da quantidade de chuva da semana. O Boletim é divulgado no Facebook oficial do Campus Cerro Largo e encaminhado a toda a imprensa. Dados de previsão são publicados também no site da UFFS.

 

Acesse, abaixo, as 9 estações da UFFS que fazem parte do projeto:

Estação Cerro Largo (Centro)

Estação Porto Xavier

Estação Roque Gonzales

Estação São Paulo das Missões

Estação São Luiz Gonzaga

Estação Caibaté

Estação Guarani das Missões

Estação Santo Ângelo

Estação Giruá

 

Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL

UFFS - Campus Cerro Largo

 

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias
Aplicativos