FORÇA NACIONAL DO SUS ATUA NO TERRITÓRIO INDÍGENA GUARITA

DECORRE DO AUMENTO DE CASOS DE DENGUE

O Ministério da Saúde através da Força Nacional do SUS está com uma equipe de 12 profissionais (Médicos, Enfermeiros e Técnicos da Gestão), atuando no Território Indígena Guarita, próximo aos municípios de Tenente Portela e Redentora, em decorrência do aumento de casos de Dengue.

A equipe que chegou ao Rio Grande do Sul na terça-feira (26), é coordenada pelo Coordenador Adjunto da Força Nacional do SUS, Cláudio Henrique, será o responsável do Ministério da Saúde que atuará na terra indígena.

Foram recebidos pelo Cacique Valdones Joaquim, lideranças e comunidade no setor do KM-10, em Tenente Portela, no início da noite de terça-feira (26), quando realizaram uma exposição do trabalho a ser desenvolvido pelos técnicos.

A vinda da Força Nacional do SUS para atuar na Terra Indígena do Guarita, é resultado da viagem do Cacique Valdones Joaquim e lideranças, realizada na semana passada em Brasília. Na oportunidade, entre outras reivindicações apresentadas nas esferas do Governo Federal, foram recebidos pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, no dia (18), que determinou a vinda dos técnicos.

A comitiva era formada pelo cacique Valdones Joaquim, secretário municipal dos Povos Indígenas de Redentora Airton Ribeiro, secretário de Esportes e Cultura de Redentora Leomar Douglas Ribeiro, coordenador do Polo de Saúde Indígena do T.I. Guarita Gilmar Claudino, presidente do conselho local de saúde indígena Gilberto Jacinto,  assessor Jurídico e conselheiro distrital de Saúde indígena Jackson Bento, Conselheiro distrital de saúde indígena e assessoria do cacique Paulo Ribeiro e Daniela Franciela Sales.

 

 

 

Fotos: Divulgação

Rádio Planeta FM – 102.7

 

 

Comentários